quarta-feira, 16 de maio de 2012


ARTIGO DE OPINIÃO- GÊNERO REPUBLICANO
TEXTO BASEADO NA OFICINA DE ESTUDOS COM O PROF. EGON DE OLIVEIRA RANGEL
ESCRITO POR ELIANE CRISTINA DO NASCIMENTO

Há alguns anos o artigo de opinião compõe o currículo do nono ano do ensino fundamental do estado de São Paulo e ainda surgem muitas dúvidas dos docentes e alunos quanto aos  aspectos característicos do gênero e que o distinguem de uma dissertação escolar.
Segundo o professor doutor da USC-SP, Egon de Oliveira Rangel, o artigo de opinião é um gênero Republicano, pois circula em uma esfera pública e portanto é livre a diferentes portadores que dialogam com o texto contra-argumentando uma questão polêmica.
Por outro lado, a dissertação escolar é dirigida a um público mais restrito, que abrange no máximo , além da Unidade Escolar, a comunidade que a permeia.Seu objetivo restringe-se a um conceito ( nota) e que portanto é um texto pouco questionado.
O professor aborda ainda a importância do professor trabalhar os aspectos discursivos, lingüísticos e textuais que colaboram para a construção do gênero de forma coesa e coerente.Dentre os aspectos lingüísticos podemos falar em seleção lexical, argumentadores textuais e operadores argumentativos.No aspecto textual deve explorar a estrutura do argumento e o plano global de um texto argumentativo( introdução,desenvolvimento e conclusão).Já no aspecto discursivo estão presentes as situações de conflito e os esquemas e mecanismos argumentativos.
Acredito que todos esses aspectos devem ser trabalhados de forma contextualizada, garantindo uma melhor aprendizagem, articulando-os com a escrita, aspectos ortográficos, entre outros. Uma boa estratégia para desenvolver a argumentação é promover um debate com temas de conhecimento e interesse dos alunos, trabalha-se os argumentos e contra-argumentos. Explorar temas exibidos em vídeos é também importante, já que imagens e sons são mecanismos para uma aula mais atrativa e para o início de um trabalho que exige muito cuidado e dedicação.
Listamos abaixo a referência bibliográfica de estudo do professor para este trabalho com o gênero- Artigo de Opinião. Boas aulas.
   Antunes, Irandé Costa. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010. (Estratégias de Ensino, 21)
   Breton, Philippe.  A manipulação da palavra. São Paulo: Loyola, 1999.
   Breton, Philippe. Argumentar em situações difíceis. São Paulo: Manole, 2005.
   Copi, Irving. Introdução à lógica. São Paulo: Mestre Jou, 1974.
   Garcia, Ana Luiza Marcondes. Argumentação. São Paulo: Litteris, 1998.

Um comentário:

  1. Gostei muito e achei interessante, o bom que ao termos todos estes recursos através do computador via internet, as atividades geridas por nos professores alcança todos ,seja pessoas na aréa educacional bem como alunos, pais e até pessoas curiosas em ver trabalhos na area da educação...

    ResponderExcluir